Devido à baixa procura da população por imunização contra Influenza, o Ministério da Saúde prorrogou para 9 de junho a Campanha em todo o Brasil. O Governo do Estado convoca a população a procurar os postos de saúde municipais. A meta é atingir 90% da população nos grupos elegíveis para a vacinação.

No Piauí aproximadamente 447 mil pessoas se vacinaram até agora, representando 64 % do público vacinal. O Estado Recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual, nas quais já foram repassadas integralmente aos municípios. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A Campanha se encerraria hoje, dia 26 de maio, mas devido à baixa cobertura vacinal, não só no Piauí, mas em todo o Brasil, o Ministério da Saúde prorrogou até dia 9 de junho. Então a alerta para a população que está inserida nos grupos prioritários continua”, diz a coordenadora de Imunização do Estado, Thalysse Henna.

A campanha é dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 60,53 % das crianças, 80,74 % dos trabalhadores de saúde, 55,96 % das gestantes, 58,58 % das puérperas, 66,43 % dos idosos e 46,54 % dos professores.

Destacam-se os municípios com melhores coberturas vacinais, são eles: Socorro do Piauí, atingindo já 100% da cobertura prevista, Milton Brandão com 99,51%,Rio Grande do Piauí, com 98,48%, Sebastião Leal com 95,68% e Alvorada do Gurguéia com 95,17%.

Além disso, a Saúde alerta sobre alguns cuidados que a população deve tomar, como o cuidado e limpeza com as mãos que deve ser feita várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca sempre ao tossir e espirrar, evitar levar a mão ao rosto, para diminuir o contato com as gotículas de saliva, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, bem como passar muito tempo em locais com grandes aglomerados de pessoas.

 

Por: Denise Nascimento