Júnior Leal Hospital Infantil implanta o projeto "Enquanto o Doutor não Vem" Usuários têm acesso a informações e entretenimento

Colocando em prática o princípio da humanização no atendimento em saúde, o Hospital Infantil Lucídio Portella iniciou nesta terça-feira, 23, o projeto “Enquanto o Doutor não Vem”. Uma iniciativa que tem como público alvo os usuários com o objetivo de otimizar o tempo de espera, através de ações informativas e interativas.

O Hospital Infantil atende 19 especialidades, em dois turnos, com a média de 3 mil consultas mensalmente. A maioria dos usuários vem de outros municípios e muitos chegam num horário mais cedo do que o agendado para a consulta, e terminam ficando ociosos no espaço do ambulatório à espera do atendimento.

É neste contexto que se insere o projeto “com a finalidade de proporcionar ações de entretenimento e de informação em saúde, possibilitando uma melhor acolhida desses usuários e a ampliação de trocas de saberes sobre saúde e qualidade de vida”, disse Vínicius Nascimento, diretor geral do Hospital Infantil.

As atividades contemplam exibição de vídeos, rodas de conversas, palestras com os acompanhantes das crianças e adolescentes abordando temas sobre saúde, direitos sociais, participação e controle social distribuição de folhetos informativos sobre os temas.

A exibição dos vídeos acontece três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira), no horário das 9h às 11h. As rodas de conversa e as palestras são realizadas uma vez por semana, com explanação e debate, fomentando o diálogo e a interação entre os participantes.

A avaliação do projeto será realizada periodicamente através da escuta dos usuários e dos profissionais, buscando analisar o nível de satisfação com as atividades desenvolvidas. Participam das atividades assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos, atendentes do ambulatório e voluntários.