O Hospital Infantil Lucídio Portela realizou pela primeira vez a cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na última quinta-feira (18). Outras 22 crianças estão agendadas para serem submetidas ao procedimento.

A RDS é uma técnica neurocirúrgica segura, utilizada para promover melhora da espasticidade (membros inferiores ou membros superiores) em crianças. Quando realizada em crianças com até 6 anos de idade, essa melhora na qualidade de vida é ainda mais significativa.

“O Hospital Infantil Lucídio Portela não tem medido esforços para prestar atendimento de qualidade com alto investe para um resultado seguro aos pacientes. Não importa a especialidade, estamos sempre inovando. Promove e permite a sua equipe prestar atendimento de qualidade”, disse Vinícius Nascimento, diretor geral do Hospital.

A cirurgia foi executada por uma equipe multidisciplinar exclusivamente piauiense, comandado pelo neurocirurgião Francisco Alencar que realça o pioneirismo do procedimento, “a Rizotomia realizada com monitoramento neurofisiológico operatório nos dá maior segurança na exatidão do corte feito em parte dos nervos da coluna, assegurando melhores resultados e evitando efeitos adversos”, esclarece.

Por Samara Augusta