Fátima Oliveira Florentino Neto visita HGV e se reúne com médicos preceptores

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou nesta quinta-feira (18), o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Na ocasião, se reuniu com a diretora geral do HGV, Clara Leal, diretor técnico, Ingrácio Amorim, e médicos preceptores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na pauta, a regularização do pagamento da bolsa dos preceptores e residentes.

O secretário solicitou que os preceptores voltem suas atividades imediatamente e pediu um prazo de uma semana para apresentar proposta às reivindicações dos preceptores. Florentino Neto estava acompanhado do superintendente de Assistência à Saúde, Gerardo Rebelo e do deputado estadual Dr. José Hélio (PTC).

O HGV possui nove Programas de Residências Médicas e um Programa de Residência Multiprofissional. Os médicos preceptores solicitam o pagamentos das bolsas dos supervisores e preceptores das residências médicas que estão atrasadas. 

Florentino elencou os vários projetos para o HGV, sendo que os principais são agilizar, o mais rápido possível, os processos licitatórios que preveem a compra de equipamentos e a implantação de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o HGV. Com a ampliação de mais 20 leitos, o HGV passará a contar com 40 leitos de UTI, o que irá possibilitar uma ampliação dos serviços, principalmente as cirurgias de alta complexidade. 

Participaram da reunião, a coordenadora da Residência Médica, Joselda Duarte, coordenador da Faculdade de Ciências Médicas, Jesus Abreu e os médicos preceptores Carlos Renato e Jinivaldo Nascimento. 

Por Fatima Oliveira