O prazo para a vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) termina dia 26 de maio (sexta-feira) em todo o país. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções da influenza no público alvo.

Faltando oito dias para o encerramento da campanha nacional, o Piauí vacinou 318.212 pessoas até a manhã de hoje (18), o que equivale a 45,48% da população alvo. “Precisamos aumentar esse número de pessoas para atingirmos a meta de 800 mil vacinadas que corresponde a 90% do público alvo”, disse a coordenadora de imunização, Thalysse Henna.

A campanha teve início no dia 17 de abril e já alcançou no Estado 42,28% das crianças; 66,43% de trabalhadores de saúde; 42,76% das gestantes; 42,54% das puérperas; 47,44% dos idosos e 28,58% dos professores.

Têm direito à vacina crianças de seis messes a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida sócio-educativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema funcional, pessoas portadoras de doenças crônicas e professores das redes pública e privada.

“Alertamos à população que se enquadra como público alvo e que ainda não foi vacinada, que procure o mais rápido possível os postos de saúde, pois a campanha encerra dia 26 e tem vacina disponível para todos porque recebemos do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual”, enfatizou a coordenadora.

Por Samara Augusta