Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Francisco Costa autoriza licitação para UBS em Uruçuí
A obra tem prazo de execução de 180 dias
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, autorizou a licitação para construção de uma Unidade Básica de Saúde(UBS) na comunidade Nova Santa Rosa, em Uruçuí. A obra está orçada em R$663.809,16, com prazo de execução de 180 dias. A apresentação das propostas ocorrerá no próximo dia 25 de maio.
Além dessa UBS, o município de Uruçuí tem recebido uma série de investimentos da Secretaria de Saúde. O Hospital Regional Dirceu Arcoverde é um exemplo das melhorias recebidas, seja na infraestrutura como na aquisição de equipamentos e oferta de serviços.
“Investimos na estrutura e hoje muitos avanços já podem ser percebidos. Facilitamos o acesso à saúde e estruturamos a rede hospitalar de Uruçuí para que possamos cuidar das pessoas, mais próximas aos seus locais de morada”, explicou Francisco Costa.
As melhorias são percebidas de cara, logo na fachada, com uma nova jardinagem, recepção, enfermarias, sala de estabilização, consultórios, dependência do pronto atendimento e equipamentos, como camas PPP(parto e pré-parto), desfibrilador, entre outros. Uma ambulância também foi disponibilizada à unidade.
A realização de exames de mamografia, com a implantação do programa Amigos do Peito, já beneficiou mais de 400 mulheres daquela região. Além desse exame, também são realizados ultrassom e radiografias.
O centro cirúrgico está em fase de conclusão, contemplando a segunda etapa da reforma. Serão implantadas duas salas cirúrgicas, mais uma sala de recuperação com seis leitos, uma sala de parto e pré-parto, e ainda ampliação de leitos de enfermaria.
Outra área em fase final de obras é a parte administrativa, como cozinha e almoxarifado.
Seguindo o plano do Governo do Estado, será implantado ainda um Centro de Especialidades no município para atender toda região do Alto Parnaíba. Além disso, o Centro de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação passarão por reformas e melhorias estruturais.
Outra ação foi a entrega da Regional de Saúde, totalmente equipada, e a instalação do primeiro Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural(CEREST) no Piauí, atendendo as demandas dos trabalhadores do setor agrário daquela região. A dispensação de medicamentos de componentes especializados também foi instalada, sendo referência na região.
Por Graciene Nazareno