O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, recebeu nesta terça, 9, a carta de doação de uma oficina itinerante para confecção de órtese e prótese, que integrará o programa Passo à Frente. A disponibilização do veículo ao Piauí atendeu a um pleito do secretário, que solicitou ao Ministério da Saúde o ônibus para atender tanto o sul como o norte do Estado.

“O programa Passo à Frente vem fazendo um grande trabalho ao dar acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, portadoras de alguma deficiência, com acesso a órteses e próteses. Após ampla discussão e apresentando a necessidade do Estado, que já recebeu no Ministério da Saúde uma oficina ortopédica, mas pela dimensão geográfica e a necessidade de ter uma carreta para atender a região sul, bem como uma carreta para atender o norte, fomos atendidos pelo Ministério da Saúde e assinamos hoje o termo de doação de mais uma carreta”, explica Costa.

A carreta é fruto de uma firmada entre Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional da Pessoa com Deficiência do Governo Federal e Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. A previsão é que o veículo seja entregue até o final de junho.

Passo à Frente

O programa consiste na ampliação do acesso a confecção de próteses e órteses e disponibilização de cadeiras de rodas e de banho, muletas e bengalas, além de sapatos para pé diabético. Em sete meses de ação, o programa já atendeu aproximadamente 4 mil pessoas com deficiência, em mais de 50 municípios, como Floriano, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Oeiras, Valença, Piripiri e Picos e cidades em seus entornos. 

Já foram entregues mais de 3.000 equipamentos ortopédicos, para os municípios de Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Jerumenha, Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio de Oliveira, João Costa, Nova Santa Rita, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Pedro Laurentino, Picos, Itainópolis, Santana do Piauí, Geminiano e Paquetá, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Caracol, Coronel José de Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Guaribas.

A ação consiste em uma oficina itinerante equipada num caminhão para confecção de órteses e próteses e é realizada em conjunto com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência(SEID).

Por Graciene Nazareno