O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, neste sábado (29), mais um mutirão cirúrgico ortopédico, que beneficiou 27 pacientes da urgência e ambulatório integrado com cirurgias de fratura de fêmur, tíbia, punho, dentre outras. Já na segunda-feira (1º), feriado do Dia Internacional do Trabalho, acontece o mutirão de cirurgia geral.

Somente no primeiro quadrimestre de 2017, o HGV realizou 18 mutirões em várias especialidades médicas, com cerca de 550 pacientes beneficiados. O ano passado fechou com 54 mutirões e 1.500 pessoas atendidas.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, ressalta a importância dessas ações. "Em 2014, havia no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul), cerca de 4.300 pessoas aguardando por um procedimento cirúrgico em diversas especialidades médicas. Com os mutirões e outras ações, conseguimos reduzir para 1.800", enfatiza a gestora.

Participaram do mutirão, os cirurgiões Wilson Rodrigues, coordenador da Clínica Ortopédica; Ayrana Soares, Glauson Nascimento, Francisco das Chagas, Raul de Macedo, Francisco Fábio, Marcelo Lopes e Hugo José Sales. Os anestesistas Antônio Urias e Hugo Carvalho; além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio.

Por Solinan Barbosa