Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria realiza rastreamento de câncer nas mulheres indígenas piauienses
Será realizado exame papa-nicolau em 250 mulheres indígenas dos 25 aos 64 anos.
As mulheres indígenas residentes no território piauiense serão atendidas no mutirão de rastreamento do câncer do colo do útero que ocorrerá no período de 01 a 30 de maio, numa parceria do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Secretarias Municipais de Saúde.
Para o trabalho de rastreamento será realizado exame papa-nicolau em 250 mulheres indígenas na faixa etária dos 25 a 64 anos por médicos ginecologistas e enfermeiros alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O processamento e análise das lâminas com o material coletado será feito pelo Laboratório Central do Estado (LACEN).
Anterior aos exames haverá capacitação de agentes comunitários de saúde acerca da incidência desse tipo de câncer, “para fortalecer a abordagem e sensibilização nas visitas às comunidades indígenas”, disse Epifânio Ferreira, Coordenador da Comissão Técnica do Distrito Sanitarista Especial Indígena do Piauí (DSEI/PI).
Na preparação das mulheres indígenas para serem submetidas aos exames, as equipes das Coordenações de Equidade e da Saúde da Mulher da Secretaria realizam uma abordagem individual voltada para a prevenção do câncer do colo de útero e roda de conversa sobre a importância dos exames.
A ação acontece na comunidade Nazaré, do município de Lagoa de São Francisco, no período de 03 a 06 de maio. Na comunidade Kariri, em Queimada Nova, acorre de 8 a 13 e na data de 15 a 20 nas comunidades Tabajara e Capitão de Campos, no município de Piripiri.
Por Samara Augusta