No Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde realizará atividades em alusão à data no pátio da Secretaria no Centro Administrativo, de 9h às 12h, quando serão oferecidos diversos serviços.

Durante o evento estarão sendo realizados exames de glicemia e índice de Massa Corporal, aferição de pressão arterial, lanche saudável e tenda da nutrição. Além de apresentações culturais, atividade física, palestras e orientações sobre tabagismo, obesidade e nutrição.

A Hipertensão Arterial é uma doença crônica, silenciosa e que atualmente atinge em média 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável também por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

No mundo, de acordo com a OMS, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

Para a realização das atividades a Secretaria conta com a parceria da Associação Médica do Piauí, Sociedade Brasileira de Cardiologia-PI, Fundação Municipal de Saúde, Faculdade Maurício de Nassau, Exército, HEMOPI, Central de Abastecimento do Piauí, Comissão de Saúde e do Idoso da OAB-PI e Associação de Idosos do Piauí.