As crianças Francisco Yago e Arthur Gomes, ambos com cardiopatia congênita, embarcaram hoje, 10, para Recife/PE, para dar continuidade ao tratamento nos hospitais Real Português de Beneficência e no Pronto Socorro Cardiológico do Pernambuco(PROCAPE). As crianças são atendidas por meio da Central Nacional de Regulação em Alta Complexidade(CNRAC), do Ministério da Saúde, e pelo Tratamento Fora de Domicílio(TFD), da Secretaria de Estado da Saúde.

Acompanhados das mães, os meninos já foram internados naqueles hospitais e vão aguardar a marcação do procedimento cirúrgico, que deve ocorrer após a realização de consulta e exames, conforme o quadro clínico e diagnóstico, e de acordo com as orientações dos profissionais de saúde.

Além deles, mais duas crianças estão internadas: uma, encontra-se no PROCAPE, em Pernambuco, em leito de UTI, após realização de cirurgia. Outra está internada no Instituto Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo/SP, desde o início de abril. Essas crianças também são acometidas de cardiopatia congênita.

Agendamentos

Três crianças já estão com consultas marcadas, entre abril e maio. No próximo dia 17, uma paciente será encaminhada para o Instituto do Coração, em Porto Alegre/RS e no dia 24, outra criança será atendida no PROCAPE.

Logo no início de maio, dia 05, outro agendamento para o PROCAPE.