Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV reduz incidência de Lesões por Pressão em pacientes internados
Os resultados foram apresentados durante evento internacional
Quatro meses depois do lançamento do projeto Paciente Seguro do Ministério da Saúde, representantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) apresentaram os primeiros resultados durante um encontro internacional, em Porto Alegre-RS, na última quinta e sexta-feira (30 e 31). Na ocasião, a gerente de enfermagem do HGV, Cecília Viana, apresentou as medidas adotadas no hospital para a redução das Lesões por Pressão de 36% em 2015 para 16% em 2017.
De acordo com Cecília Viana, o objetivo foi apresentar as medidas implantadas para redução da Lesão em pacientes internados. Ela explica que uma das medidas foi à colaboração do paciente e acompanhante no tratamento. “Foi elaborado um painel com o fuso horário e afixado em cada leito do hospital para que o próprio acompanhante ou paciente, alerte a equipe de enfermagem para a necessidade de mudança de decúpito (posição) de duas em duas horas. Isso contribuiu para redução das lesões por pressão”, destaca a gerente.
A outra iniciativa foi a confecção de um macacão em TNT verde, com bolinhas vermelhas, indicando os pontos de pressão no corpo humano. “Isso possibilitou uma visibilidade maior dos pontos frágeis e um melhor aprendizado por parte dos acompanhantes e pacientes”, explica a gerente de enfermagem.
Outra medida importante, segundo Cecília Viana, foi a adesão da gestão na aquisição de curativos adequados a cada estágio das lesões. “Isso fez com que as lesões fossem tratadas adequadamente, proporcionando uma recuperação mais rápida, com redução de custo para o hospital e maior segurança e qualidade para o paciente”, acrescenta.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, as mudanças são significativas para a segurança dos pacientes que precisam desse serviço e redução de índice de infecção hospitalar.
Durante o evento, a programação incluiu ainda palestrantes internacionais abordando, principalmente, liderança para envolvimento médico e programas que minimizem os riscos ao paciente durante período de internação. Participaram do Encontro, o superintendente de Assistência à Saúde, Cel Gerardo Rebelo e equipe técnica que compõe o Núcleo de Segurança do Paciente do HGV.
Paciente Seguro - Coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, o Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas é uma parceria com o Ministério da Saúde que visa melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em todas as regiões do país, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
O Ministério da Saúde orienta o uso de seis protocolos básicos, que fazem parte do PNSP, para prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde públicos e privados. São eles: identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde; e prevenção de quedas.
Por Fátima Oliveira