Paulo Barros Unidade Farmacêutica adota agendamento para atendimento

Quando Teresa Cristina Viana saía do assentamento Santana Nossa Esperança, na zona rural de Teresina, para receber seu medicamento o que mais a incomodava era a incerteza de ser atendida e o tempo de espera até ter seu remédio nas mãos. Hoje em dia esse e outros contratempos foram sanados com a adoção do agendamento do atendimento aos usuários, implantado pela Farmácia de Medicamentos Especializados do Estado.

O agendamento era um anseio que existia para a melhoria do atendimento à população, explica Jean Batista, diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF). “Nosso fluxo era inconstante, em um dia atendíamos 700 pessoas em outro 200, então para evitar esse desconforto das pessoas se sentirem mal atendidas devido ao grande numero de usuários ao mesmo tempo, criamos o agendamento, numa parceria entre a DUAF e a Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde.

O atendimento é agendado de acordo com a disponibilidade do paciente, para o turno da manhã (das 8h às 13h) ou para o turno da tarde (das 13 às 18h). Para quem perdeu o atendimento na data marcada e chegou à farmácia em um dia aleatório é feito o reagendamento para o mesmo turno, se houver vaga, ou para o turno posterior. O serviço pode ser acessado também através do telefone 3221-9098.

 “Agora, uma beleza, nunca mais voltei sem ser atendida e tudo ficou muito mais rápido”, comemora Teresa Viana. Quem também se beneficiou do agendamento foi Diana de Sousa, que recebe medicamento para a mãe, Raimunda Aurélia Sousa. “Tenho 14 anos que pego o remédio da minha mãe na Farmácia e essa inovação de chegar lá já com atendimento marcado melhorou muito porque não damos viagem perdida, nem gastamos tempo esperando”, disse Diana.

Por conta da mudança da rotina no atendimento, no início do agendamento muitos usuários esqueciam sua data e era preciso reagendar por volta de 200 pessoas por dia. Atualmente, a média baixou para 20 a 25 reagendamentos diários e a meta é chegar a cinco por dia. “As pessoas já estão criando o hábito de verificar qual o dia do seu agendamento e ao invés de termos dias de atendimento inconstantes hoje atendemos a média de 400 a 450 pacientes por dia e melhor distribuídos nos turnos manhã e tarde”, disse Jean Batista.

A Farmácia atende cerca de 11 mil usuários que são cadastradas no sistema e dispensa 200 tipos de medicamentos.

Por Samara Augusta