O Programa Saúde na Escola lança a 6ª Semana Saúde na Escola 2017 com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”, a ser realizada em abril, preferencialmente de 3 a 7. A mobilização visa orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificação de possíveis focos do mosquito, palestras sobre o ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Para isso, conta com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica. A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária.

Diante do quadro epidemiológico atual, fica evidente a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito Aedes aegypti nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito está associado a diversos fatores: mudanças ambientais globais, aumento da população, más condições de saneamento, aumento da adaptabilidade do mosquito.

O material de apoio “Caderno de Anotações – Relatos de Experiências da Semana Saúde na Escola 2016” está disponível na página http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php e pode se utilizado pelas equipes de saúde e educação para a realização das ações de combate ao mosquito com a comunidade escolar.

No Piauí a coordenação estadual tem intensificado a articulação intersetorial com todos os municípios no sentido de fortalecer os grupos de trabalho para desenvolvimento das ações do PSE, onde cada coordenação colabora no planejamento de um plano municipal conjuntamente com a educação e parceiros para proporcionar a prevenção e promoção da saúde dos educandos  e inserir essas ações executadas  no sistema de informação de acordo com as fichas coletivas.

O objetivo é de mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes Aegypti. Deverão ser realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. Ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, envolvemos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade. Com a iniciativa, os Ministérios da Saúde e da Educação objetivam trazer para o cotidiano das escolas e das equipes de saúde da Atenção Básica o enfrentamento do mosquito como parte do cuidado em saúde. Todos os municípios brasileiros podem realizar ações. Em 2016 foram envolvidas mais de 30 mil equipes da Atenção Básica em cerca de 80 mil escolas.

Contatos:

DAB- Departamento de Atenção Básica

Programa Saúde na Escola - PSE

Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS/MS

SAF SUL Quadra 2 Bloco E/F

Edifício Premium Torre II Piso Auditório (Subsolo) Sala 08

CEP: 70070-600 - Brasília - DF

Fone: (61) 3315 9091

e-mail: pse@saude.gov.br

 

COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PSE

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

Rua Governador Artur de Vasconcelos, S/N, Centro-Sul

Anexo do IDTNP – Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela

64001- 450 - Teresina-PI

(86) 3216-3623/3619

Email:psepiaui@hotmail.com

 

Por: Denise Nascimento com informações do Portal da Saúde