Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí avança na criação da Rede Estadual da Primeira Infância
No Piauí, 172 municípios aderiram ao programa Primeira Infância. Desses, 48 já elaboraram os planos de ação.
O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa reuniram-se, nessa terça-feira (14) com representantes de órgãos e instituições integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no Piauí. Em pauta, a elaboração dos planos estadual e municipais da primeira infância. Trata-se de uma política pública direcionada ao público de 0 a 6 anos, voltada ao desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária.
Para intensificar a atenção à saúde da primeira infância, Secretaria de Estado da Saúde fortalece a Rede Cegonha, dando incentivo ao parto humanizado, implantando Centros de Parto Normal (CPN) e Casa das Gestantes e construiu dezenas de leitos de UTI Neonatal em diversos municípios do Piauí. “Além disso, investimos na implantação de novas especialidades neonatais e infantis, incentivando a capacitação de profissionais para que possam atuar no nosso Estado, dotando nossa rede com mais procedimentos em alta complexidade”, disse o secretário Francisco Costa.
Presente ao encontro, a integrante da Secretaria Executiva do Plano Nacional Primeira Infância, Simone Valadares, avaliou positivamente o avanço do Piauí na criação da Rede Estadual da Primeira Infância.“A rede estadual pode entrar nos municípios fortalecendo ainda mais as ações para atingirmos os objetivos propostos”, destacou Simone.
Por: Redação Ccom e Denise Nascimento