Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospitais regionais transferem menos de 1% de pacientes para outras unidades
O Hospital de Floriano recebeu 20 pacientes, dos mais de 7 mil atendimentos
Durante os dias 24 a 28 de fevereiro, período de carnaval, seis hospitais da rede pública estadual realizaram aproximadamente 7.400 atendimentos de urgência, regulando 52 pacientes, o que representa 0,7% do número de atendidos. Os dados parciais comprovam a resolutividade dos hospitais regionais, que tiveram uma média de 1050 atendimentos/dia, entre clínica médica, ortopedia, traumas, pediatria e obstetrícia.
Das 52 transferências realizadas, 20 foram para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, de pacientes oriundos de Bom Jesus e Oeiras. Os dados mostram ainda que, para o Hospital de Urgência de Teresina(HUT), foram transferidos 24 pacientes vítimas de acidentes de trânsito ou ferimentos de armas brancas e de fogo. Os demais pacientes foram regulados para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital da Polícia Militar e Getúlio Vargas, todos em Teresina.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba, não registrou regulação de urgência no período.
O HEDA, seguido do Regional Justino Luz, em Picos, do Tibério Nunes, em Floriano e o Deolindo Couto, em Oeiras, tiveram o maior número de atendimentos realizados, totalizando 5830. Destacam-se os atendimentos em clínica médica, pediatria e de pacientes vítimas de trânsito ou de armas brancas.
No Tibério Nunes, com a implantação do atendimento em neurocirurgia ambulatorial e de urgência, foram 25 pacientes atendidos no período, tendo sido realizada a primeira neurocirurgia de drenagem de hematoma extradural, de um jovem de 13 anos, vítima de acidente de moto. O rapaz recebeu alta na segunda, 27.
Ainda durante o período carnavalesco, foram realizadas cirurgias de ortopedia e geral, partos, naturais e cirúrgicos, curetagens e ainda exames laboratoriais e de imagem.
Os dados referem-se aos Hospitais Regional de Campo Maior, o HEDA, em Parnaíba, Tibério Nunes, em Floriano, Deolindo Couto, em Oeiras, Justino Luz, em Picos, o João Pacheco Cavalcante, em Corrente, e o Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.
Por Graciene Nazareno