A parceria entre a Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, aponta avanços já adquiridos durante o processo de reestruturação. De acordo com o último levantamento realizado pelas instituições houve uma melhora de 15% no que diz respeito à segurança do paciente.

Esse apontamento foi apresentado durante reunião realizada esta semana entre diretores, coordenadores e técnicos das instituições, além de representes do Ministério da Saúde, quando também foi tratada sobre a permanência e parceria para elaboração do plano de ação e o Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP).

O diretor geral da Maternidade, o médico José Araújo Brito, reconhece os méritos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pontua a integridade do hospital e os avanços já realizados através da parceria. “Esta parceria tem se mostrado fundamental para o processo reorganizacional da maternidade, particularmente no que se refere à qualidade da assistência prestada a mãe e seu bebê”, comenta.

Reconhecimento também feito pelo diretor de ensino e pesquisa da Evangelina Rosa, o médico Joaquim Parentes. “O foco principal é priorizar a segurança do paciente, estendendo-se a todo o processo de trabalho realizado nesta instituição, onde envolve cada segmento funcional e cada profissional integrante dos diferentes segmentos”, diz. O médico acrescenta ainda que sua expectativa é sobre a evolução do processo de trabalho que deve avançar nos próximos meses. “Considero a percepção de que os funcionários estão sensibilizados e cada vez mais, estão aderindo à nova proposta de trabalho”, pontua.

A coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Virginia Lopes Cavalcante, explica sobre as mudanças que vem acontecendo em relação à segurança do paciente. “Estamos trabalhando para redobrar todos os procedimentos em relação à segurança do paciente. Esta sendo realizando diversas oficinas e palestras para capacitar todos os profissionais, visando à melhoria do atendimento ao paciente”, comenta. Uma das capacitações realizadas recentemente foi dada aos maqueiros, para o manuseio e transporte de pacientes.

Reestruturação dos Hospitais Públicos

O projeto de reestruturação dos hospitais públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), que trabalha, especificamente, as questões de qualidade e segurança do paciente dentro das instituições e melhorias de processos. 

Avanços já foram observados desde o início do trabalho, que vem acontecendo desde março de 2016, quando foram iniciadas as atividades do projeto na MDER, com diagnóstico situacional e a elaboração de planos de ação a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

O projeto de reestruturação dos hospitais públicos é formado por uma equipe multiprofissional que visita a maternidade mensalmente, trabalhando alguns dos processos selecionados do plano de ação. A equipe, que já atua em 14 hospitais no Norte e Nordeste, permanecerá na maternidade até dezembro de 2017.

Elisangela Pegado