O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realiza, nesta sexta-feira (24), às 8h, no auditório da instituição, solenidade em comemoração à marca de 1 milhão de atendimentos.

Na ocasião, serão homenageados a paciente número 1 do centro, Andrea Eduarda Coelho; o paciente 1 milhão, Francisco Domingos; e duas irmãs que escreveram um livro contando sobre a passagem delas no local, Ana Paulino Galvão e Maria Paulino Galvão – com uma sessão de autógrafos no final.

Entre as autoridades presentes estarão o governador Wellington Dias; a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

“Esse é um grande momento não só para o Ceir, mas também para cada pessoa que faz parte dessa instituição. É uma felicidade poder mostrar para a sociedade que é possível sim fazer um trabalho de dedicação e qualidade na saúde pública”, comenta o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o centro.

(Oficina ortopédica foto: Cláudia Alves)


O Ceir é uma ação do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, fundado há mais de oito anos nos moldes da Associação de Atendimento à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo, e do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), de Goiânia.

Além de comemorar 1 milhão de atendimentos realizados, neste ano a instituição alcança outras marcas: nove anos de funcionamento, oito anos de Oficina Ortopédica, seis anos de Centro de Diagnóstico, dois anos de Programa de Saúde Auditiva e Reabilitação Intelectual e um ano de Clínica de Microcefalia.

Por: Cláudia Alves