Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Maternidade Dona Evangelina Rosa capacita maqueiros
Esta semana, 13 profissionais maqueiros participaram do Curso de Segurança do Paciente e Metas Internacionais
Levar um paciente numa maca pode parecer um procedimento simples, sem necessidade de técnicas para o transporte. Levar uma gestante ou puérpera, que pariu recentemente, requer dos profissionais de saúde, como maqueiros, melhores técnicas no manuseio e cuidados às mulheres atendidas na Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Com a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a Maternidade passa a desenvolver um trabalho permanente de capacitação e qualificação dos profissionais, visando um atendimento ainda mais humanizado.
Esta semana, 13 profissionais maqueiros participaram do Curso de Segurança do Paciente e Metas Internacionais, realizado pelos profissionais Ana Claudia Costa Araújo enfermeira do NSP e Nayanna Oliveira enfermeira do CCIH.
De acordo com Ana Claudia Costa Araújo, enfermeira do NSP, o curso objetiva capacitar e aperfeiçoar os profissionais responsáveis pelo manejo dos pacientes, proporcionando aos usuários um atendimento qualificado e humanizado. “Assim como em todos os ofícios os profissionais necessitam de uma reciclagem para atualizar-se com novas metodologias de trabalho, na Evangelina Rosa não é diferente. Os maqueiros ficam responsáveis pelo transporte das gestantes, portanto necessitam estar muito bem preparados para atender a população”, enfatizou.
O maqueiro Mauro da Costa destaca a importância da realização de qualificação como essa. “Tive a oportunidade de participar do curso e fiquei muito satisfeito, pois eu não tinha conhecimento de vários procedimentos no manejo de pacientes gestantes, e graças a essa oportunidade que estão me proporcionado, estou me qualificando profissionalmente”, enalteceu.
Ainda de acordo com Mauro, toda a equipe costuma trabalhar em conjunto, proporcionando um trabalho harmonioso e com qualidade. “Sempre somos nós que recebemos os pacientes depois que dão entrada na admissão e fazemos o encaminhamento para o setor. Desempenhamos um papel importante quando levamos a paciente em segurança para que tenha seu bebê. Sinto-me realizado com o trabalho”, afirmou.
Atualmente, a Maternidade Dona Evangelina Rosa conta com 13 maqueiros no quadro de funcionários que revezam suas escalas, proporcionando um bom atendimento na maternidade referência da região. Até o final de março, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente pretende realizar outras formações com os profissionais da unidade.
Por Elis Pegado