Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Centro de Testagem e Aconselhamento amplia atendimento
À partir do dia 2 de março será até às 16h, com jornada ininterrupta.
Para alcançar maior número de pessoas oriundas dos grupos prioritários na prevenção e combate a doenças transmissíveis, a Secretaria de Estado da Saúde irá ampliar o horário de atendimento do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). Atualmente, o atendimento acontece no período da manhã, a partir do dia 2 de março será até às 16h, com jornada ininterrupta.
“O CTA tem como público prioritário as pessoas que estão mais expostas a doenças como HIV/AIDS, sífilis e hepatite. Para alguns desses grupos somente o horário da manhã se tornava inconveniente, então facilitamos o acesso da população mais vulnerável às doenças transmissíveis aos nossos serviços”, disse Cristiana Rocha, coordenadora do CTA Estadual.
Além de realizar maior número de testes para detecção, a ampliação busca a prevenção das doenças. Dentro da prevenção o Centro dispõe da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) que é realizada em até 72 horas depois da pessoa ter passado por uma situação de possível contaminação. “Caso a pessoa tenha passado por isso, ela pode ir ao Centro ás sextas-feiras pela manhã, quando uma médica disponibiliza essa profilaxia, caso seja avaliada a necessidade. Nos outros dias da semana, pode se deslocar até o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, dirigir-se ao setor de urgência e solicitar a profilaxia”, explica a coordenadora.
De acordo com Cristiana Rocha, os Centros de Testagem e Acompanhamento dos municípios de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Oeiras têm o suporte técnico e de material da Secretaria de Estado da Saúde e estão com profissionais aptos a realizarem o mesmo serviço profilático. “Os municípios estão orientados e nós orientamos que as pessoas procurem no CTA do município e vá na Unidade de Saúde e pergunte se tem e como fazer para ter acesso, porque estamos dando o suporte para que isso aconteça em todo o Estado para que evoluamos nessa profilaxia”, disse.
O intuito do Centro é fortalecer a oferta da testagem nos postos de saúde também como rotina, “os profissionais da grande maioria dos municípios já foram treinados pelo CTA estadual para que qualquer pessoa que queira fazer a testagem, vá até sua Unidade de Saúde para realizar os exames e os CTAs ficarem somente com as populações mais prioritárias, ressalta Cristiana.
O Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA) funciona na Rua 24 de Janeiro, 124/N, edifício Teresa Cristina, 2º andar - esquina com a Álvaro Mendes. Telefones: 3216-2046 / 3216-2048.
Por Samara Augusta