Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV atende bebês prematuros em mutirão neste sábado (11)
O mutirão foi direcionado para crianças prematuras com risco de desenvolver o descolamento da retina e a cegueira
Foi realizado neste sábado (11|), um mutirão inédito no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Mutirão da Retinopatia da Pré-maturidade, em crianças de 0 a 28 dias referenciados das Maternidades D.Evangelina Rosa e CIAMCA. O Mutirão foi direcionado para crianças prematuras com risco de desenvolver o descolamento da retina e a cegueira.
A oftalmologista, especialista em Retina, Maria de Lourdes Alcântara, explica que não é qualquer prematuro que pode desenvolver a doença. “As crianças que possuem fator de risco para a retinopatia da pré-maturidade são bebês que nascem com baixo peso, tiveram algum tipo de infecção neonatal, ou que tiveram hemorragia intracraniana", explica a médica.
"Essas crianças são referenciadas das maternidades do Estado para o HGV, que é o único serviço no Estado que está apto e possui profissionais capacitados para atender a demanda", destaca a diretora do HGV, Clara Leal.
Neste sábado (11), além do mutirão da Retinopatia da Pré-maturidade, o HGV realizou mais quatro mutirões simultâneos, num total de 90 procedimentos. Entre eles, o mutirão da Catarata, realizou 30 procedimentos. Também foram realizados, cinco embolizações de Hemangiomas no Serviço de Hemodinâmica.
Na área de Otorrino, foram realizadas 12 cirurgias de ouvidos (timpanoplastia e mastoidectomias), colocação de tubo de ventilação.
Além disso, o HGV realizou exames de enteroscopia que permite a visualização do intestino delgado, segmento mais longo do trato gastro-intestinal.
Para o coordenador do Serviço de Endoscopia do HGV, Carlos Dimas, o HGV é o único hospital no Estado, público e privado, que oferecerá esse serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe que participou do mutirão da Retinopatia da Pré-maturidade foram os oftalmologistas, especialistas em Retina, Maria de Lourdes Alcântara e Ednaldo Gonçalves. As atendentes, Maria Carolina e Eliene Ribeiro, Maria das Dores. Além da Diretora do Ambulatorio, Antonia Lima e a coordenadora, Marta Solange.
Por Fátima Oliveira