Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde realiza procedimento inédito no interior do Estado
Cirurgia foi realizada na UTI Neonatal de Parnaíba
A Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando a assistência à saúde materna e neonatal em todo o Piauí, dando mais suporte técnico, de equipamentos e estrutura para realização de procedimentos de média e alta complexidade. Com isso, permitiu a realização de um procedimento inédito no interior do Estado, a de Inserção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), realizada há cerca de 30 dias na UTI Neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.
“Trata-se de um marco na assistência neonatal do Piauí, promovendo a descentralização de terapêuticas na área de neonatologia, que até então, somente eram realizadas em Teresina. É um procedimento de alta complexidade, que somente pode ser realizado por enfermeiros e médicos habilitados, beneficiando os recém-nascidos que necessitam de um acesso venoso seguro”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
O PICC é um dispositivo intravenoso que permite a administração de fluidos e medicamentos que não podem ser infundidos em veias periféricas, diretamente na circulação central. Sua implantação também permite o início da realização da Nutrição Parenteral, terapêutica indispensável para a recuperação de recém-nascidos, na grande maioria, prematuros de baixo peso, que requerem esse dispositivo para assegurar seu crescimento e desenvolvimento, já que os órgãos associados à sucção e nutrição ainda não estão totalmente desenvolvidos. Além disso, o procedimento proporciona a diminuição do desconforto do bebê que não sofrerá estresse com as múltiplas punções venosas, devido seu tempo de permanência prolongado e o menor risco de infecção.
“O HEDA investiu na qualificação da equipe de enfermeiros do setor, através do envio destes profissionais a outros estados para a realização do curso de habilitação, capacitando-os para a execução desse procedimento”, disse Adrizia Carvalho, diretora do HEDA.
Em dezembro de 2016, a Secretaria de Saúde entregou dez leitos de UTI Neonatal, além de reestruturar à assistência pediátrica, com a implantação de 15 leitos. Recentemente, ainda no reforço aos cuidados da gestante e puérpera, a abertura do consultório de alto risco, que funciona diariamente.
Por Denise Nascimento, com informações do HEDA