LACEN treina profissionais para realizar testes de zika Profissionais passam por capacitação

Profissionais das unidades de saúde que irão receber 2.375 kits de teste rápido para a zika passam hoje, 10, por treinamento para aplicação do exame. A capacitação é realizada por equipes da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central do Estado (LACEN).

Após a capacitação, a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e maternidades dos municípios de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Corrente, Piripiri e São Raimundo Nonato receberão os kits.

A seleção das cidades contempladas com os kits “foi baseada nos municípios que registraram maior número de casos de microcefalia desde o início das notificações, em 2015”, disse Walterlene Carvalho, diretora geral do Lacen.

A distribuição dos kits de testes para zika faz parte da política de assistência a mulheres grávidas e bebês que vem sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde desde a ocorrência do surto de microcefalia em outubro de 2015.

Em 2016, entre os estados brasileiros com notificações de casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso, o Piauí é o que apresenta maior evolução dos casos investigados, segundo o Ministério da Saúde.

Por Samara Augusta