Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital de Piripiri: enfermeiros participam de curso sobre assistência humanizada ao parto
Na programação, as diretrizes sobre o Protocolo de Assistência ao Parto e Nascimento de Risco Habitual.
Por meio da Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital Regional Chagas Rodrigues(HRCR), de Piripiri, realizou curso sobre Protocolo de Assistência ao Parto e Nascimento de Risco Habitual do Estado do Piauí. O treinamento aconteceu nos últimos dias 2 e 3, no auditório da 3ª Regional de Saúde, e foi ministrado pela enfermeira obstetra Cilene Delgado, coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN), da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.
O curso foi destinado aos enfermeiros do Hospital Regional, especialmente aos que fazem parte da equipe da Maternidade João Bandeira Monte e do centro cirúrgico do Hospital. Na programação, as diretrizes sobre o Protocolo de Assistência ao Parto e Nascimento de Risco Habitual, o que possibilita uma nova visão em relação ao trabalho de atenção ao parto. O curso visa promover um melhor atendimento à mulher e aos recém-nascidos, aprimorando o conhecimento dos profissionais de Enfermagem.
Centro de Parto Normal de Piripiri
A região de Piripiri recebeu em 2016 uma nova maternidade, que funciona nas instalações do Hospital Regional Chagas Rodrigues. O primeiro Centro de Parto Normal do interior do Estado, a unidade presta assistência humanizada ao parto, no cuidado integral à mãe e ao bebê.
A unidade tem 16 leitos comuns, em quatro enfermarias e mais quatro leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Dispõe ainda de banheiras para realização de parto humanizado, bolas, cadeiras especiais e cavalinhos para relaxamento das gestantes. As mesmas são acompanhadas por fisioterapeutas, que realizam ainda ofurô nos bebês recém-nascidos.
Com o Centro de Parto Normal e a conclusão da reforma estrutural que passa o hospital vai permitir maior demanda de atendimento ao público. Aliado a essa estrutura, a maternidade contará também com dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários neonatal(UCIN), que deverão ser entregues em 2017.
Por Hélcio Ferreira