Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Médicos cubanos chegam para integrar o Mais Médicos no Piauí
Estado conta com 130 municípios assistidos pelo Programa
O Piauí recebeu hoje (28) 40 médicos cubanos para integrar o Programa Mais Médicos no interior do Estado. Eles vieram para substituir 130 médicos que concluíram o ciclo de três anos no programa em 2016, além desses, em dezembro chegaram 51 e outros 39 chegarão logo no inicio de fevereiro.
Os cooperados cubanos seguem amanhã de manhã para os 30 municípios que irão assistir. Chegando ao município, os 40 médicos ingressam, imediatamente, na equipe e iniciam o trabalho. O Piauí conta com 334 médicos do programa, desses 243 são cubanos que trabalham em 130 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.
“Os profissionais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Programa no Estado, onde eles trabalham dentro dos municípios a atenção primária à saúde. O Mais Médicos visa dar essa assistência para tentar evitar que as pessoas adoeçam e necessitem de atendimentos de média e alta complexidade”, relatou a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idivani Braga.
Luís Hernandes é o médico cubano designado para assistir o município de Pimenteiras, ele conta que a missão é “ajudar o Piauí a melhorar a saúde e qualidade de vida da população”.
Os médicos que chegaram hoje (28), irão atender nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Amarante, Avelino Lopes, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Corrente, Cristalândia, Gilbués, Guaribas, João Costa, Luis Correia, Matias Olímpio, Pimenteiras, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Filomena, São Francisco de Assis, São João do Arraial, São Julião, São Raimundo Nonato, Vila Nova do Piauí, Jaicós, Miguel Alves, Parnaguá, Parnaíba, Picos, Pio IX, São João do Piauí, Sigefredo Pacheco e Buriti dos Lopes.
Por: Denise Nascimento e Samara Augusta