Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí dobrará número de leitos de UTI na rede hospitalar pública
Com a expansão da assistência em alta complexidade, o Estado contará com mais de 300 leitos
A Secretaria de Estado da Saúde aumentou a oferta em assistência de alta complexidade para todo o Estado. De dezembro de 2016 a janeiro de 2017, ja foram entregues 34 leitos de unidadede terapia intensiva, entre adulto e neonatal. Até o final de 2018, a expectativa é que o Estado dobre o número, com a oferta de 150 leitos. Mais um importante avanço na saúde pública do Piauí, que investe na descentralização dos serviços de saúde, tornando possível o atendimento mais qualificado e mais próximo da população.
Atualmente a rede hospitalar pública do Estado possui 130 leitos de Terapia Intensiva. Com as ações expansão da assistência de média e alta complexidade, esse número irá mais que dobrar, alcançando 280 leitos, distribuídos nas quatros macrorregiões do Piauí.
“Com os leitos de UTI entregues, poderemos através de unidades equipadas e profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva dos hospitais. Esse é o projeto do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde para oferecer atendimento especializado e mais ágil, para resolver os casos de com maior complexidade sem necessidade de transferência para capital", afirma Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.
Serão ampliadas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e adulta, de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). As Unidades aumentarão a resolutividade dos hospitais, evitando a necessidade de encaminhamento para Teresina, no caso dos regionais e estaduais, e aumentando também a capacidade de atendimento na capital. A expansão se dá por meio de investimentos do tesouro estadual, emendas parlamentares e Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.
Ao final de 2016 e começo de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, quatro leitos, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina e mais 10 no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras.
E ainda ao final de janeiro, a entrega de 10 leitos neonatal no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.
Para o primeiro trimestre de 2017, a Saúde entrega 10 leitos de UTI adulta no Hospital Regional Justino Luz e mais e mais 10 leitos de UTI Neonatal.
Por: Denise Nascimento e Graciene Nazareno