James Almeida Saúde reúne diretores da rede hospitalar estadual

A Secretaria de Estado da Saúde reuniu na manhã de hoje, 13, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), diretores e equipes técnicas das unidades da rede hospitalar estadual para discutir aspectos relevantes para a gestão em saúde com a perspectiva de planejamento para 2017 e 2018. O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou das atividades, comemorando os avanços conquistados.

"Em todo o Estado, percebemos o quanto avançamos na saúde pública, com a descentralização dos serviços de saúde e a melhoria nos hospitais, com reformas, aquisição de equipamentos. Recentemente, abrimos uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento), em São Raimundo Nonato, dia 23, vamos inaugurar dez leitos de UTI, no Hospital Regional, em Oeiras, uma série de ações para que possamos levar uma assistência adequada e resolutiva mais próximo da população", afirmou Costa. 

Pautas como a Política Estadual de Atenção Hospitalar, padronização visual dos hospitais, segurança do paciente e regulação foram debatidas no encontro. “Desde 2015 vemos dialogando na construção de uma política dentro da assistência hospitalar. Então, fizemos esse encontro devido a importância de todos os diretores terem conhecimento dessa política para aplicar nos seus locais de gestão, melhorando o atendimento ao público”, disse o Cel. Gerardo Rebelo, superintendente de Assistência à Saúde (SUPAS).

Além dessas, outras pautas importantes fizeram parte das explanações, como o fortalecimento da unificação e integração do complexo regulador. “Fizemos, também, uma reflexão para sabermos como evoluímos nos diversos hospitais como Parnaíba e Picos que mostraram suas evoluções e seus resultados para cada vez mais otimizar a oferta de serviços e o acesso da população a eles, fortalecendo a descentralização nos hospitais nas regionais e diminuindo o fluxo de pessoas que vêm do interior para capital”, acrescentou o coronel Rebelo.

“Estamos melhorando a gestão investindo na capacitação das equipes de cada área. Com isso ganha a população que tem acesso a mais serviços de qualidade na saúde. Se levarmos em conta os ganhos de 2016, a gente prospecta um 2017 e 2018 muito mais promissor e eficiente no atendimento ao paciente, esse é o nosso foco”, disse o superintendente. 

Por Samara Augusta