O Serviço de Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, neste sábado (14), mais um mutirão, quando 28 pacientes serão beneficiados com procedimentos cirúrgicos. São 14 homens e 14 mulheres, todos com catarata senil. Esse será o segundo mutirão de cirurgias realizado pelo HGV, em 2017. Já estão programadas mais duas ações cirúrgicas para os próximos sábados, nas especialidades de cirurgia geral e ortopedia.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, diz que os mutirões fazem parte do programa de aceleração de cirurgias eletivas implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). "Essas ações têm sido positivas para a redução do tempo médio de espera por um procedimento cirúrgico no hospital e ajudaram na redução da fila em 51,2%", destaca Clara Leal.

Alessandra Silveira, coordenadora da Clínica Oftalmológica do HGV,  explica que a catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino. “O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica opaco a pessoa passa a ter dificuldades em enxergar. O único tratamento é o cirúrgico. Na cirurgia, o cristalino é substituído por lentes”, completa a médica.

A ação contará com a participação das cirurgiãs Alessandra Silveira e Namir Clementino; os anestesistas Silvio Roberto Alves e Abílio Carlos Serzedo, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Por Solinan Barbosa