A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realizará de 14 a 16 deste mês o Treinamento Protocolo de Higienização para as mãos. O objetivo do curso, que ocorrerá em parceria com o Núcleo de Ações Permanentes e Práticas de Saúde, (NEEPS), Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), é incorporar conceitos fundamentais referentes ao controle da infecção hospitalar que finalizam em aplicação prática pela equipe de higienizarão do Hospital.

Serão oferecidas nove turmas, distribuídas entre os três turnos, e acontecerá no Auditório Dr. Ursulino Martins, na Mder. O treinamento será realizado pelos componentes da CCIH com participação de médico e enfermeiros. Cerca de 500 profissionais serão contemplados. A iniciativa faz parte de um processo de melhorias que vem ocorrendo na Maternidade, como a implantação das metas internacionais de segurança do paciente, visando à melhoria da assistência. A identificação correta dos pacientes, utilizadas no binômio mãe - filho é a primeira das metas e foi instituída há cerca de cinco meses na Instituição.

Antes, a identificação era feita por meio de pulseiras manuscritas e agora são impressas garantindo maior durabilidade e clareza dos dados. A reestruturação do NEEPs faz parte do processo, no âmbito da Educação e Saúde, promovendo cursos e capacitações para colaboradores de todas as áreas que atuam na Maternidade. O Núcleo vem trabalhando para intensificar a política de melhoria do atendimento ao público através da qualificação dos profissionais da Mder. Segundo a coordenadora Carolline Klícia, o NEPPS vem apoiando às ações de Educação Permanente em Saúde na MDER objetivando a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.

Sobre a higienização das mãos

A higiene correta das mãos é a quinta das seis metas internacionais de segurança do paciente, de acordo com as diretrizes atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou do Center for Disease Control, é uma medida primária preventiva fundamental. Na Mder, A CCIH ficou como responsável pela sua implantação. “Nesse treinamento pretendemos capacitar a Casa toda e pretendemos contemplar nao só o protocolo de higienizaçao das mãos mas trabalhar com as atribuiçoes da equipe de higienizaçao hospitalar sobre a questão ética da postura dos profissionais, discutir o controle",  aponta Nayana Oliveria, coordenadora da CCIH. Ela enfatiza que nos últimos quatros meses a Maternidade registrou uma redução significativa nos índices de infecçao hospitalar.“Além da redução, tivemos um melhoria no perfil trabalhando com o uso racional de antimicrobianos" completou Nayana, adiantando que no treinamento serão trabalhados os cinco momentos de higienização com os pacientes e tipos de precauções padrão de contato e isolamento, além de equipamentos de proteção individual e novas rotinas e portaria da Maternidade visando controle de infecção hospitalar.

Em 2016, a OMS, com pleno apoio da ANVISA, vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas (Clínicas cirúrgicas, Centros Cirúrgicos e Serviços de Cirurgia Ambulatorial) visando à prevenção das Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) para a segurança do paciente.

Mais informações:

Astrid Lages - 99944-7576

Elisangela Pegado - 999215983

Por Astrid Lages