Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Mais de 20 mil pessoas são beneficiadas com o Programa de Saúde e Saneamento Básico da Área Rural
O programa está presente em 42 comunidades
A Secretaria de Estado da Saúde, a Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural e o grupo bancário KFW estiveram reunidos hoje, 7, para apresentar a finalização do Programa de Saúde e Saneamento Básico da Área Rural (PROSAR), que está em fase de conclusão na implantação do sistema de abastecimento d’água na região do semiárido piauiense.
Ao todo, são 42 comunidades contempladas, atendendo cerca de 20 mil pessoas dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Sambito e Serra da Capivara, com acesso à água de qualidade em quantidade suficiente, diminuindo as internações hospitalares, índice de mortalidade infantil e promovendo melhor qualidade de vida das pessoas.
“Nós já somos capazes de ver os reflexos diretos que esse programa tem para a saúde da população, temos dados concretos de comunidades que atualmente estão com 97% das famílias recebendo água de qualidade. Esperamos fazer novas parcerias com o KFW para que possamos expandir para outros municípios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
O modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar) foi implementado no âmbito das ações do banco alemão KFW sob a execução da Secretaria de Estado da Saúde, através do Prosar (Programa de Saúde e Saneamento Básico da Área Rural).
Para Gilberto Medeiros, coordenador de Fomento ao Saneamento Rural, a implantação dos sistemas de abastecimento d’água é um projeto feito a muitas mãos que busca promover a universalização do abastecimento d’água em todo o Piauí. “Esse programa gera a cultura de autossustentabilidade na população. O investimento em saneamento é imprescindível para a melhoria da saúde de uma população”, explica o coordenador.
Por Denise Nascimento