Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Francisco Costa reúne-se com comissão para discutir avanços do Mais Médicos
Até 16 de dezembro chegarão 50 novos profissionais no Piauí
O Programa Mais Médicos tem o objetivo de promover a melhoria e expansão dos serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando mais profissionais da área para regiões onde há escassez ou ausência de serviços essenciais. No Piauí, até este ano, foram 349 médicos, distribuídos em 141 municípios.
Com isso secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reuniu-se ontem (6) com a comissão de coordenação estadual do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) para discutir as ações realizadas neste ano, explanando os avanços e dificuldades do trabalho realizado nos municípios e traçar planos para 2017. A reunião contou com representantes do Ministério da Saúde.
“Estamos traçando as melhores estratégias para fortalecermos a atenção primária à saúde no Piauí, ainda precisamos estruturar e avançar em algumas coisas, mas já temos muitas experiências exitosas. O trabalho agora é conscientizar os gestores municipais sobre a organização desses serviços de atenção básica para diminuirmos os atendimentos emergenciais”, comentou Francisco Costa, ressaltando que já foram beneficiados 1.846.433 piauienses em todo o Estado.
Em setembro, 70 profissionais finalizaram o contrato com o Programa Mais Médicos e retornaram a Cuba. Dessa forma, 50 médicos devem chegar até 16 de dezembro no Piauí para assumirem seus postos nos municípios, e janeiro todos os profissionais já estarão repostos no Estado.
Por Denise Nascimento