Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governo reforça parceria com a população para eliminar o Aedes aegypti
O dia D acontece no momento que antecede o período de maior proliferação do mosquito, com a chegada das chuvas.
Órgãos dos governos estadual, federal e municipal marcaram presença hoje (02), na praça do bairro Poty Velho, durante as atividades do dia D de combate à dengue, zika e chikungunya mobilizando a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
A mobilização foi feita por meio de exposições de objetos e móveis produzidos a partir de garrafas, pneus e embalagens colhidas nos mutirões de limpeza que visam eliminar criadouros do mosquito. No local do evento, também foi montado um laboratório demonstrando o ciclo de vida do Aedes, o que aproxima a população da realidade de como o mosquito de desenvolve e o perigo que oferece.
De acordo com o Governador Wellington Dias, do ano passado para cá, com o envolvimento de estudantes, do exército, dos correios e agentes de saúde, os números de casos no estado vêm diminuindo. “Vínhamos em um processo de ascendência do número de casos de dengue e zica, porém, nesse período, registramos uma queda de 30% nos números. O objetivo é concluir o ciclo para 2017 com essa tendência de queda”, declarou.
“Sabemos que as ações de governo não conseguem atingir a plenitude, daí a necessidade de mobilizar a sociedade da importância da participação efetiva de cada cidadão piauiense na prevenção, porque estão nas residências os potenciais criadouros do mosquito e da necessidade desta vistoria pelo menos uma vez por semana para, assim, diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya no nosso estado”, disse Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.
O dia D acontece no momento que antecede o período de maior proliferação do mosquito, com a chegada das chuvas. “No primeiro semestre de cada ano, observamos o aumento dos dados de incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, estamos, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde e as Forças Armadas engajados em mobilizar a população para esse combate”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo.
Outra atividade realizada foi a vistoria de imóveis residenciais e comerciais para sensibilizar e conscientizar à população como manter ambientes livres do criadouro do Aedes. Após atividades na Praça do Poty Velho, as autoridades visitaram a Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, no Mocambinho. Lá, foram entregues kits educativos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde para fortalecer as ações de controle do mosquito.
Durante as atividades, a Secretaria de Estado da Saúde recebeu do Governo Federal quatro veículos do tipo minivan, que serão usados para intensificar o trabalho de melhoria dos indicadores epidemiológicos.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS ATÉ 46 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA
Dengue
Total de casos prováveis notificados – 5.144
Municípios com notificação – 151
Municípios com alta incidência – 16
Municípios com maior número de casos notificados – Teresina (2005), Cocal (220), Simões (182), Picos (110), Parnaíba (108).
Municípios com óbito – Teresina (1)
Chikungunya
Total de casos prováveis notificados – 2.094
Municípios com notificação – 68
Municípios com alta incidência – 7
Municípios com maior número de casos notificados – Teresina (1237), Parnaíba (111), Caldeirão Grande (104), Beneditinos (102), Vila Nova (742).
Municípios com óbito – Teresina (1)
Zika
Total de casos prováveis notificados – 223
Municípios com notificação – 24
Municípios com maior número de casos notificados – Teresina (168), Piripiri (22), Luis Correia (06), Cocal (05) e Picos (03).
Municípios com óbito – Agricolândia (1)
Microcefalia
Notificados – 193
Confirmados – 99, sendo 2 por zika
Em investigação – 9
Descartados – 85
Óbitos – Notificados (14), Confirmados (08), Descartados (06)
Confira o Boletim Epidemiológico completo
Por Samara Augusta