Trinta pacientes serão beneficiados com procedimentos cirúrgicos de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical; além de colecistectomias (retirada vesícula biliar), no mutirão de cirurgia geral que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove neste sábado (3).  Este será o 51º mutirão realizado pelo HGV desde julho do ano passado, com o objetivo de reduzir o tempo de espera em várias especialidades. As ações já beneficiaram 1.357 pessoas.

A diretora do HGV, Clara Leal, diz que o Hospital realiza uma média mensal de 1.100 cirurgias, número que ganha reforço com os mutirões. "O objetivo é acelerar o atendimento de pacientes da urgência e do Ambulatório Integrado, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde", explica Clara Leal.

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, explica que as hérnias podem causar dor e desconforto. “Os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico. Agilizar a realização dessas cirurgias é proporcionar a esses pacientes o retorno a uma vida normal”, completa o médico.

Por Solinan Barbosa