Cumprindo mais uma rodada de conversas com sindicatos, conselhos e órgãos de controle social sobre a criação da Empresa Piauiense de Serviços Hospitalares (EPISERH), o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, recebeu nesta quinta, 1º, representantes do SINDESPI, SINFITO, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Farmácia, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A reunião iniciou com o secretário contextualizando a elaboração da proposta de criação da Empresa, esclarecendo as dificuldades que o Governo do Estado tem encontrado no intuito de expandir e descentralizar os serviços de saúde e dar fim à precarização dos serviços e postos de trabalho.

Em seguida, os representantes do SINDESPI pontuaram algumas preocupações da classe, como a situação da Previdência dos servidores, contratação de pessoal, cessão de prestadores de serviço e como seria a implantação da EPISERH.

Os demais conselhos representativos citaram a impossibilidade de tratamento diferenciado entre profissionais que trabalham na mesma função, sendo necessária a uniformização de jornadas e salários de servidores que foram contratados para a mesma função.

O secretário respondeu a cada questionamento, destacando a aprovação do projeto de criação da EPISERH a fim de eliminar as distorções vividas no ambiente de trabalho. Outra rodada de conversas será marcada com da Secretaria de Estado da Administração, para discutir as reivindicações da categorias.

O próximo momento será na próxima segunda-feira,5, com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e posteriormente com órgãos de controle social. 

Por Samara Augusta