Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde discute viabilização de sistema semelhante ao ApuraSus
Sistema seria implantado nos hospitais estaduais
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reuniu-se hoje (01) com a Controladoria Geral do Estado e técnicos do núcleo de economia em saúde para discutir alternativas para a implantação de um sistema próprio de dados nos hospitais estaduais. Criando assim, um sistema simples e resolutivo para monitoramento e otimização dos custos hospitalares. O modelo base seria o ApuraSus, ainda adotado por poucos estados.
“A Secretaria de Saúde tem buscado fazer o dimensionamento, unidade por unidade, para visualizar o real custo desses hospitais para o Estado. A proposta é dimensionar para que possamos otimizar essas despesas mas sem perder a capacidade de oferta de serviços. E nessa parceria entre Saúde e Controladoria Geral do Estado, iremos juntos buscar a melhor forma para a mensuração dos custos dos hospitais, para que possa nos dar embasamento para o planejamento mais adequado paras as ações do Governo do Estado quanto à Saúde”, explanou Francisco Costa.
Baseado na metodologia do Ministério da Saúde, o ApuraSus, o sistema próprio seria implantado inicialmente em nove hospitais e mensuraria o custo com pessoal, insumos, alimentação e todos os gastos e direcionamentos dos hospitais.
Por: Denise Nascimento