James Almeida Secretario participa da abertura do curso em Saúde da Família e Comunidade

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou desta quarta, 30, da aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, ofertado pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). O curso é na modalidade à distância pela Rede UNASUS, do Sistema Único de Saúde, e é ofertado em 13 polos em todo Estado, para 260 profissionais de saúde. 

Para o secretário, a formação dos profissionais vai fortalecer e qualificar o atendimento no SUS. “A UNA-SUS é uma forma de universalizar o acesso e as capacitações dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Acreditamos que com esse trabalho contínuo de formação podemos cada vez mais qualificar a nossa atenção primária à saúde, e que assim o reflexo é imediato na melhoria da assistência, conquistando um sistema de saúde pública no nosso Estado cada vez mais satisfatório”, afirma.

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou o compromisso de ofertar cursos que contribuam para o desenvolvimento da saúde pública no Estado. “A UFPI tem procurado fazer a organização desses cursos de forma muito responsável, para que todos saiam daqui com uma boa impressão da Universidade, com uma melhoria significativa na sua formação para o exercício de suas atividades. A nossa Instituição através da rede UNA-SUS continuará oferecendo novos cursos, para contribuir assim para melhoria da qualidade do serviço público do nosso Estado”, declara.

Participaram ainda da solenidade, o prefeito de São José do Peixe, Valdemar Santos; o Coordenador do NUEPES, Prof. Dr. Francisco Maques de Lima; a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Mª Lino Tarcia; o Superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Prof. Dr. Lívio César Nunes; e a Coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade, Prof. Dra. Lis Cardoso.

A especialização em Saúde da Família e Comunidade é voltada prioritariamente aos médicos do Programa Mais Médicos e PROVAB, e extensivo também aos profissionais com graduação na área da saúde e áreas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), como trabalhadores da Estratégia Saúde da Família: cirurgião dentista, enfermeiros e médicos. E do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF): assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Por Graciene Nazareno, com informações da UFPI