Como parte do processo de melhorias no atendimento e Segurança ao Paciente, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder) recebe mais uma vez, a partir de hoje (28), equipe do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC).

O objetivo da visita  é o acompanhamento dos planos de ação elaborados pela MDER em parceria ao projeto RHP. Entre as atividades estão a discussão de protocolos Clínicos e de Metas de Segurança do Paciente, avaliação multiprofissional, além de um feedback dos pontos positivos e pontos de melhorias observados pela equipe RHP.  

O Projeto de Restruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre HAOC e o Ministério da Saúde,  através do PROADI - SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), que trabalha especificamente as questões de Qualidade e Segurança do Paciente dentro das instituições e melhorias de processos. Melhorias já foram observadas desde o início do processo em março deste ano, quando se iniciaram as atividades do Projeto na MDER, com diagnóstico situacional  e a elaboração de planos de ação a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo. 

O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é formado por uma equipe multiprofissional que  visita a Maternidade mensalmente trabalhando alguns dos processos selecionados do plano de ação. A equipe, que já atua em 14 hospitais no Norte e Nordeste, permanecerá na Maternidade até dezembro de 2017.

Por Astrid Lages