Solinan Barbosa Campanha de Combate ao Câncer de Pele atende 239 pessoas no HGV

Duzentas e trinta e nove pessoas atendidas e 52 diagnósticos clínicos para a doença. Esses foram os números alcançados pela Campanha Nacional Dia C de Combate ao Câncer de Pele, promovida no sábado (26), pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Os casos com diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento gratuito.

A ação, que acontece há 17 anos, foi realizada simultaneamente em todo o país, no horário de 9h às15h. Em Teresina, o atendimento foi na Clínica Dermatológica do HGV, considerada um importante centro de referência no Estado e parceira da campanha há vários anos. A equipe de atendimento contou com a participação de 17 médicos, além do pessoal de apoio.

O coordenador da Clínica Dermatológica do HGV, Jesuíto Montoril, diz que o objetivo da ação é alertar a população sobre como evitar a doença com hábitos saudáveis. “A exposição solar voluntária pode ser evitada. As pessoas podem se proteger através do uso de protetor solar, chapéus e sombrinhas, por exemplo. Bem como evitar os horários em que a radiação ultravioleta for mais intensa”, explica Montoril.

A aposentada Maria Gomes disse que soube da campanha pela televisão e, como tem a pele muito clara e sarnas pelo corpo, resolveu participar. "Felizmente não é nada. Mas o médico me orientou a evitar a exposição exagerada ao sol. Vou seguir direitinho as orientações dele. Meu medo era que pudesse ser algo grave”, afirmou a aposentada, aliviada após a consulta.

Segundo a SDB, das 24 mil pessoas atendidas no país em 2015, 13,28% delas apresentaram lesões de câncer da pele, o de maior incidência no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. 

Por Solinan Barbosa