O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (26), o 50º Mutirão e a meta é fazer mais 40 cirurgias, completando um total de 1.357 pessoas beneficiadas.  Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, os mutirões conseguiram contribuir para a redução do tempo de espera por um procedimento no hospital e reduziram a fila em 51,2%.

A medida fez parte do programa de aceleração de cirurgias eletivas implantado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ela explica que uma verdadeira força-tarefa formada por médicos especialistas conseguiram desafogar a fila e reduzir o tempo de espera por um procedimento no hospital. “Hoje, temos uma média de espera de 40 dias para um procedimento eletivo”, explica Clara Leal.

Em 2014, a fila de espera no HGV era de 4.246 pessoas. Com a realização dos mutirões, esse número caiu para 2.072 pessoas. A maior redução foi na área de ortopedia que, em 2014, existiam 2.203 pacientes aguardando por um procedimento e, atualmente, são apenas 279.

Clara Leal explica que em todas as especialidades houve redução de mais de 50%. “Em 2014, a fila para otorrino, era de 309 pacientes, hoje temos apenas 39 pessoas na fila. Na área vascular, tínhamos 136 pacientes, atualmente, apenas 39”, destaca Clara Leal.

Para o próximo ano, a diretora destaca que a meta é regularizar o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados e incorporar a rotina do HGV, com o mesmo funcionando de segunda à sábado.

Até o final do ano, ainda estão programados mais cinco mutirões nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, otorrino e oftalmologia.

No mutirão de amanhã (26), participam os cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues (coordenador), Francisco das Chagas, Themístocles Neto, Glauson Nascimento, Neomar Soares, José Sampaio e José Augusto.

Ação de combate ao câncer de pele
Também neste sábado, a Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) será sede, em Teresina, da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O atendimento será realizado de 9h às 15h (horário local). Na ação, serão realizadas consultas para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença. 

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Por Fátima Oliveira