Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Francisco Costa vai tratar com categorias de saúde sobre EPISERH
A conclusão das reuniões setorizadas deve acontecer na primeira semana de dezembro
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reuniu-se hoje (22) com representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) para discutir a criação da Empresa Piauiense de Serviços Hospitalares (EPISERH), que prestará serviços de assistência médico-hospitalar à população do Estado.
Durante a reunião, conselheiros e equipe técnica da Secretaria levantaram os principais pontos do Projeto de Lei nº 52, encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa no último dia 18 de outubro.
Itens como gestão, situação de servidores e contratação de compras e serviços foram questionados e elucidados entre os presentes. A reunião marcou o início de rodadas de conversas com os diversos públicos da área de saúde, explica Francisco Costa. “Nas próximas semanas, cumpriremos um cronograma de encontros em que trataremos particularmente com categorias de profissionais, conselhos e associações da área da saúde para esclarecermos os questionamentos de cada um deles sobre a EPISERH”, disse o secretário.
Em seguida, o secretário pretende buscar agenda na Assembleia Legislativa para a realização de Audiência Pública com a presença de instituições alcançadas pela Empresa. “Vemos com bastante otimismo o posicionamento da Secretaria de Saúde em ampliar essa discussão, porque achamos que o entendimento do que é melhor para a população vem através dessas conversas de forma transparente”, disse José Teófilo Cavalcante, presidente do CES.
A conclusão das reuniões setorizadas deve acontecer na primeira semana de dezembro, “quando esperamos ter avançado na compreensão, por parte das categorias de saúde, da importância de criar a Episher para o fortalecimento e descentralização dos serviços de saúde para os usuários do sistema Único de Saúde no Piauí”, enfatiza Francisco Costa.
Por Samara Augusta