Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria de Saúde adia dia D da campanha antirrábica
A nova data será informada posteriormente
A Secretaria de Estado da Saúde adia o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2016, programada para ser realizada amanhã, dia 19, para uma data a ser informada posteriormente. O adiamento se deu por conta do não recebimento de insumos, seringas e agulhas, pelo fornecedor contratado.
De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, houve um problema técnico de produção na fábrica, que atinge todo o país. “Tivemos um problema no recebimento desses insumos, seringas e agulhas, por conta da matéria-prima, e dificuldade na distribuição. Ainda não temos prazo de fornecimento”, esclarece.
A previsão é que até dezembro os municípios recebem os insumos e possam realizar regularmente a campanha. Pelo calendário nacional de vacinação orientado pelo Ministério da Saúde, as campanhas devem ser realizadas com período mínimo de seis meses.
Ao todo, foram adquiridas 800 mil agulhas e seringas para distribuição em todo estado, sendo que as 780 mil doses de vacinas já foram distribuídas.
Vacina antirrábica para humanos
Durante o ano de 2016, o Ministério da Saúde já alertava o desabastecimento de vacinas, que são fabricadas pelo Instituto Butantã. Sobre a vacina antirrábica humana, o Piauí teve o desabastecimento de janeiro a agosto, por conta de fabricação do imunibiológico.
“Tivemos uma diminuição na distribuição no Estado. Avaliamos e destinamos apenas para unidades prioritárias, como o (Instituto de Doenças Tropicais) Natan Portela. Solicitamos ao MS e fomos contemplados com mais dois mil doses e podemos abastecer além do Natan, outras unidades de saúde”, afirma Guimarães, que enfatiza que o Piauí já está com a remessa regularizada.
Por Graciene Nazareno