Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Diabéticos terão atendimento descentralizado em 2017
O antendimento será ampliado para nove municípios
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 15 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde participou, nesta quarta, 16, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Na audiência, foram apresentados os avanços no atendimento aos pacientes e ainda a proposta de expansão da Farmácia de Medicamentos Especializados para o interior do Estado.
O diretor da Assistência Farmacêutica, Jean Batista, participou da audiência, abordando o trabalho realizado com os pacientes no Piauí. Ele informou que 21 medicamentos são ofertados à população com diabetes, sendo que 14 são de uso oral e sete são insulinas de curta e média duração e mistas.
Para 2017, a meta é a descentralização do serviço, garantindo maior comodidade para o paciente diabético, como explica o diretor. “Iniciamos a reestruturação das farmácias de medicamentos de componentes especializados nas cidades do interior como Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente e no futuro Uruçuí, além do treinamento dos profissionais farmacêuticos do interior para que eles possam avaliar medicamentos e componentes do programa estadual de diabético”, frisou Jean Batista.
Para ampliar o acesso, 12 novos medicamentos que hoje não possuem nenhuma política de saúde e desses, três beneficiam diretamente o diabético. Nos últimos dois anos, mais mudanças foram registradas na farmácia de dispensação de medicamentos. Informatização do sistema, ata de registro de preços vigente para os medicamentos, programação de pedidos e aquisição de relatórios contendo a quantidade de necessária para cada medicamento foram ações implementadas que melhoraram de forma significativa o atendimento aos diabéticos, assim como os mais de 16 mil pacientes cadastrados na Farmácia.
Ação
Ainda em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, uma atividade foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, através da coordenação de Saúde do Adulto e do Idoso na última segunda feira (14) no Parque da Cidadania.
“No mundo são 400 milhões de pessoas sofrendo com diabetes, no Brasil 14 milhões e no Piauí 200 mil. Com base nesses números precisamos mobilizar a população e juntos prevenir a doença, ao mesmo as complicações dela, para os que já foram diagnosticados”, informou a coordenadora Simone Linhares.
Com esse foco, o evento realizou de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação dos pés de quem já é diabético por mais de cinco anos. Além disso, orientações sobre o combate à obesidade, manutenção do peso adequado, e a disciplina alimentar e de atividades físicas foram repassadas.
Por Eugenia Reis