O III Fórum de Humanização do Hospital Getúlio Vargas teve inicio nesta manhã de quinta-feira(3), com o Tema “O papel da Comunicação na Humanização da Atenção à Saúde: 10 anos de Ouvidoria do HGV”.  O objetivo foi discutir o papel e influência da comunicação no atendimento em saúde e na construção de um Sistema Único de Saúde humanizado em consonância com a Política Nacional de Humanização.  

Com um abraço simbólico ao Hospital Getúlio Vargas, os profissionais de saúde junto com os gestores deram as mãos e fizeram uma grande roda em volta ao quarteirão do HGV, na abertura do Fórum. Participaram outros órgãos como Hospital Infantil, Natan Portella e Hemopi. Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, a ação tem o significado simbólico de acolher o SUS e o HGV. “O abraço significa os avanços que conquistamos nas ações de humanização no hospital, como a garantia dos direitos do paciente como a ampliação do direito ao acompanhante para todos; o acolhimento ao paciente e a família, a melhoria do acesso á informação e a garantia de um atendimento com qualidade e segurança”, destaca a diretora.

Participaram da mesa de abertura do evento, o Superintendente de Atenção à Saúde, Cel Gerardo Rebelo; o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Ivo Lima Viana; o coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado, Telmo Mesquita e a diretora geral do HGV, Clara Leal. Alem da ouvidora do SUS, Margarete Eulálio, a representante do Comitê Estadual de Humanização, Ioli Piauilino e o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Teofilo Cavalcante. 

A programação do Fórum vai continuar no período da tarde com a palestra do professor Iônio Silva, Jornalista. Publicitário, chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, que vai falar sobre“Comunicação como Direito de Cidadania”

Também a tarde, serão empossado os novos membros do Colegiado Gestor, que irão participar da gestão durante dois anos. Hoje à  noite, o médico, Armando Antônio De Negri Filho, doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo-SP ministra a palestra sobre Atenção à Saúde é um direito do Cidadão. De Negri fala da importância do usuário conhecer seus direitos para poder reivindicar uma saúde de qualidade.

 

Por: Fátima Oliveira