Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV: Médicos, dentistas e fisioterapeutas são homenageados
E as clínicas que obtiveram melhor desempenho no cumprimento das Metas de Segurança do Paciente
A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesta manhã de terça-feira(18), um café da manhã em homenagem a todos os médicos, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham no Hospital. Na ocasião, foram homenageadas seis clínicas que obtiveram melhor desempenho no cumprimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
As Clínicas homenageadas foram a Clínica Urológica pelo cumprimento da Meta 1, que obteve destaque na utilização correta da pulseira de Identificação do paciente. A Meta 2, que dispõe sobre a Comunicação Efetiva, a Clínica com melhor desempenho foi a Médica. A meta 3, que trata da administração correta de medicamentos, a Clínica com destaque foi a Nefrológica.
A meta 4, que dispõe sobre a marcação cirúrgica correta, a Clínica que obteve melhor desempenho foi a Ginecológica. A meta 5, a clínica que obteve menor taxa de infecção hospitalar foi a Ginecológica e, em relação a meta 6, a Clínica que teve a menor taxa de lesão por pressão foi a Clínica Cardiológica.
O encontro contou com a presença do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, que destacou a importância do cuidado para o doente. Para Dom Jacinto só existe um modo de ser feliz, “viver para os outros”. Ele citou a parábola do Bom Samaritano, Evangelho de Lucas, que aborda o valor da compaixão para com o próximo. “Todas as vezes que você cuida de um doente, você está cuidando do próprio Jesus”.
Participaram também do evento, a diretora geral do HGV, Clara Leal; o diretor técnico, Ingrácio Amorim, o ex-diretor do HGV, Francisco Ramos; a presidente do Sindicato dos Médicos, Lúcia Santos; o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e terapeutas ocupacionais, Marcelino Martins. Além de coordenadores de clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.