Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
UPA de Oeiras completa 1 ano com cerca de 43 mil atendimentos
A Unidade é referência em urgência e emergência
A Unidade de Pronto Atendimento(UPA), de Oeiras, completa hoje, 17, um ano de funcionamento e 42.910 atendimentos realizados no território Vale do Canindé. Atendendo ocorrências de urgência e emergência, a UPA funciona 24 horas e abrange uma população estimada de mais de 120 mil habitantes, com média de 150 atendimentos por dia.
A lavradora Maria Aparecida da Costa, de 26 anos, de Oeiras, reconhece na UPA uma das melhores assistência na região. “Vi uma grande melhora no ambiente, com bom espaço, nem mais arejado. Os profissionais tratam o povo diferente, é bem melhor. E ainda tem ar condicionado”, relata a paciente.
Os atendimentos mais comuns da UPA são de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, quedas, dispneia, acidentes com animais, dor de cabeça, crise de cálculo renal. Ali, o paciente recebe os primeiros atendimentos e é encaminhado para o Hospital Regional Deolindo Couto, a unidade de referência para aquela região.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o Deolindo Couto, funciona como retaguarda, ou seja, “após a estabilização do paciente na UPA e passar por uma observação de 24h, requerendo uma internação, ele é encaminhado ao hospital regional”.
A UPA atende os serviços de urgência e emergência, clínicos, pediátricos e traumatológicos. Para os casos de maior complexidade, através da Central de Regulação, o paciente é encaminhado para um hospital de referência.
Por Graciene Nazareno, com informações de Maycon Nascimento