Profissionais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) estiveram neste final de semana no município de Parnaíba, para realizar o monitoramento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O objetivo era acompanhar o processo de assistência oferecido para os pacientes, bem como as ações realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Mesmo com a formação recente do NSP, o HEDA já está em fase de implantação dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O primeiro deles, referente à identificação do paciente, já está em andamento. “Os pacientes atendidos no HEDA já fazem o uso das pulseiras de identificação, mas ainda estamos fazendo alguns ajustes para atender melhor e com mais segurança os nossos usuários”, disse a coordenadora do NSP do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Renata Silva.

Desde o mês de maio, a Vigilância Sanitária do Estado tem visitado hospitais públicos e particulares, da capital e interior do Estado, a fim de intensificar e provocar as ações de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde do Piauí. “A nossa intenção é proporcionar mais segurança para os pacientes durante a sua permanência nas unidades de saúde de todo o Estado. Essa tem sido uma das prioridades do Estado e nós temos alcançado resultados positivos com esta ação”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 

Por: Cyntia Veras