Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV terá Dia de Sensibilização sobre a Sepse
Com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de prevenção.
Com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de prevenção, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove amanhã (22), o Dia de Sensibilização sobre a Sepse, mais conhecida como infecção generalizada. A ação é realizada através do Núcleo de Segurança do Paciente, a Gerência de Enfermagem e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e contará com a distribuição de material informativo e faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial da Sepse, comemorado no último dia 13 de setembro.
Segundo Nirvania Carvalho, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, o objetivo é reforçar junto aos profissionais que atuam nas clínicas a manutenção de cuidados básicos como a higienização adequada das mãos. “O intuito é sensibilizar e alertar sobre a importância do trabalho de todos para o cuidado com os pacientes neste sentido”, explica ela.
O HGV já conta com um Protocolo específico para a Sepse. “O Hospital faz rotineiramente atividades junto aos colaboradores, alertando os profissionais e transformando a equipe em multiplicadora das boas práticas de segurança do paciente. Para isso, existe a necessidade de que todos tenham consciência da gravidade do problema, daí o porquê dessas ações”, completa a coordenadora.
A Sepse é uma resposta inflamatória do organismo causado por um agente infeccioso, sendo atualmente um problema de saúde pública mundial. De acordo o Instituto Latino Americano da Sepse (Ilas), estima-se entre 15 e 17 milhões de casos por ano no mundo, desse total, 670 mil acontecem no Brasil.
Os sintomas mais comuns são febre alta, baixa produção de urina, respiração acelerada, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são medidas fundamentais para o controle da Sepse e suas complicações.
Por: Solinan Barbosa