Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde realiza mutirões em Esperantina e Luzilândia
Neste fim de semana, em Esperantina estão sendo ofertadas consultas e cirurgias de catarata e em Luzilândia são atendimentos pediátricos.
Um dos principais objetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) é levar, cada vez mais, a saúde para mais perto da população. Uma das estratégias para isso são os mutirões de atendimento, a exemplo dos que serão realizados neste sábado (17) e domingo (18), nos municípios de Esperantina e Luzilândia.
No Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, o mutirão de catarata disponibilizará 240 consultas para triagem e 120 cirurgias nos dois dias. Segundo o diretor do hospital, Dayvid Teles, este é o terceiro mutirão realizado. O primeiro realizou 90 cirurgias e o segundo 105.
“Atendemos cerca de oito mil pessoas mensalmente, tanto em Esperantina como em Batalha, Morro do Chapéu, São João do Arraial e outros municípios próximos. A procura é grande e, em alguns casos, o paciente fará já a cirurgia do segundo olho”, disse o diretor.
O mutirão da catarata é uma estratégia desenvolvida pela secretaria com o objetivo de atender, de forma mais rápida, evitando o deslocamento das pessoas para Teresina.
Mutirão pediátrico
Já o Hospital Local Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, fará o quarto mutirão pediátrico, atendendo crianças de 0 a 12 anos, com a realização de 60 consultas e 30 cirurgias eletivas.
Os pacientes consultados terão os procedimentos cirúrgicos agendados para o próximo mutirão, programado para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita.
Nos três primeiros mutirões foram realizadas 170 atendimentos com consultas de triagem e 101 cirurgias, como de hérnia inguinal, hérnia umbilical e frenectomia, por exemplo.
Por Samara Augusta