Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV recebe novos equipamentos
Para dar agilidade e segurança no processamento de limpeza e desinfecção dos materiais.
A Central de Processamento de Materiais do Hospital Getúlio Vargas (HGV) acaba de receber três modernas máquinas que irão proporcionar mais agilidade e segurança no processamento de limpeza e desinfecção dos materiais médico - hospitalares utilizados em diferentes procedimentos. Os equipamentos representam a automatização dessas atividades, antes realizadas manualmente.
Foram adquiridas uma termodesinfectora, que consiste no sistema de lavagem, enxágue e desinfecção térmica automatizado para instrumentais e equipamentos de assistência ventilatória, dentre outros. Uma lavadora ultrassônica para limpeza de materiais como instrumentos canulados de diferentes tamanhos, atingindo pontos onde a escovação manual não alcança. Além de um gabinete de secagem, que permite a utilização de ar filtrado aquecido para secagem de materiais como tubos, instrumentos metálicos e vidrarias.
Segundo Juliana Odorico, supervisora da Central de Processamento de Materiais, é um grande avanço tecnológico para o HGV. "É uma modernização que demonstra a capacidade do Hospital de estar constantemente se atualizando às recomendações técnicas do processamento de artigos hospitalares. Ao considerarmos nosso perfil de assistência de alta complexidade, mostra uma melhoria na segurança dessa assistência aos nossos pacientes", destaca a supervisora.
Ainda de acordo com ela, dentre os principais benefícios estão a agilidade, precisão, compatibilidade com diversos materiais, diminuição dos riscos ocupacionais, segurança e monitorização dos parâmetros. "Esses equipamentos possibilitarão ao HGV otimizar e uniformizar os processos de limpeza e desinfecção dos materiais médico-hospitalares", completa Juliana,
A equipe de funcionários está passando por um treinamento para a operacionalização dos equipamentos. Dentre eles está Jefferson Meneses, que há seis anos trabalha no setor. "Esse avanço é muito importante não somente para os pacientes, mas também para nós funcionários, pois teremos mais segurança e agilidade no desenvolvimento de nossas atividades", pontua Jefferson.
A CPM é a unidade responsável pela limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais médico-hospitalares utilizados em todos os setores do Hospital, inclusive do Ambulatório Integrado (Prédio Azul), onde são realizadas pequenas cirurgias. Funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
Por: Solinan Barbosa