Foto: Allana Sousa Hemopi realiza curso para qualificação técnica em planejamento

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí (HEMOPI) encerrou, nesta terça-feira(06), o Planeja Sangue, um projeto que oferta cursos para qualificação técnica sobre planejamento e a gestão em sistema e serviços de saúde com ênfase nas Hemorredes Estaduais. O evento é resultado de uma parceria com o Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia(UFBA), e também do Ministério da Saúde.

O Planeja Sangue tem como um dos principais objetivos estimular o processo de planejamento em saúde de modo articulado, solidário entre os diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde(SUS).

Para o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho, este é um momento de grande avanço para a rede hematologia e hemoterapia do Piauí. “Nos preocupamos muito com essa questão do planejamento. Por isso, estamos discutindo a gestão dos serviços de saúde da rede, através do Planeja Sangue. Um evento que serve para nos planejar e despertar a própria comunidade, as autoridades do que são as nossas necessidades e o que podemos fazer para melhorar a curto, médio e longo prazo”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, falou sobre a importância do planejamento para obter melhores resultados nos serviços ofertados. “Parabenizo a todos que de forma direta e indireta contribuíram para esse momento. Sabemos que é muito importante parar e observar onde estamos acertando, as falhas e, claro, o que precisa ser feito para superar as dificuldades, garantindo acima de tudo a qualidade necessária para a prestação desse serviço”.

Os cursos foram realizados no formato de oficinas de produção distribuídas em três ciclos de desenvolvimento, destinado a gestores e profissionais das áreas técnicas e administrativas dos serviços de hematologia e hemoterapia e dos serviços de Vigilância em Saúde e demais da rede municipal e estadual de saúde.

Por: Allana Sousa